sexta-feira, 19 de junho de 2009

RELATÓRIO DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCÇÃO E CULTURA
REN/SEDUC/BURITIS
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO:REN/SEDUC-SEMECE
SEÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

GESTAR II

Relatório Descritivo nº 01

A FORMAÇÃO CONTINUADA deste município é composta pela parceria entre as duas Secretarias de Educação, sendo respectivamente: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEDUC) e SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 9SEMECE). Os Cursos de Formação Continuada neste Município são ministrados em sala própria para este fim (ver fotos em anexo II), tendo como Coordenadora do Estado a Professora Sônia Regina Pires e do Município a Professora Lucilete Rodrigues de Oliveira e Professores Formadores a Professora Edicléia Chaves Mazer Peres e Elizeu Candioto de Língua Portuguesa, bem como o de Matemática o Professor Renato Simão Gaede, sendo estes últimos, Formadores do GESTAR II, bem como Tutores do Pró-Letramento e a primeira , Formadora do GESTAR II. Tendo a Professora Lucilete Rodrigues de Oliveira, coordenadora da Formação Continuada como formadora do PRALER. Cita-se ainda outro curso que acontece neste município, o FORMAÇÃO PELA ESCOLA .
O Calendário de Formação Continuada (ver anexo I) prevê datas para todos estes cursos: PRÓ-LETRAMETO, GESTAR II e PRALER.
Agora, especificamente sobre o GESTAR II, relata-se:
No calendário, já estava previsto o início do Gestar II para os dias 29 e 30 de Março do corrente ano. Porém, tendo em vista fatores alheios a nossa vontade, esperou-se o lançamento do reinicio por parte do MEC/UNB, fato este que se deu durante os dias 04 a 08 de Maio / em Porto Velho – Curso de Formação. A partir de então, por motivos também alheios a nossa vontade, da Coordenação e Formadores, não foi possível dar início ao Curso. Assim sendo, reuniuram-se no dia 26 de Maio de 2009, na sala de Formação Continuada, Representantes das Secretarias Estadual e Municipal e Cursistas Inscritos para abertura do Reinicio do Programa de Formação Continuada GESTAR II, em Buritis (é válido lembrar que já havíamos trabalhado o GESTAR II Primeira Etapa em 2007 , época esta em que trabalhamos os TPs 01, 02 e 03).
Neste encontro, as coordenadoras, Professora Sônia e Lucilete deram as boas vindas aos presentes e fizeram a exposição de como ocorreria o Curso a partir de então . Começaram por apresentar:
01.PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR -GESTAR II
02.HISTÓRICO – GESTAR I e II
03.O QUE É O GESTAR II?
04.OBJETIVOS
05.QUEM PODE PARTICIPAR?
06.ATORES DO PROGRAMA
07.PARCEIROS DO PROGRAMA

08.ORGANIZAÇÃO
09.Formação do Cursista
10.120h presenciais
11.80h – Oficinas
12.40h – Elaboração do Projeto, plantão e acompanhamento pedagógico
13.180h a distância
(Total: 300h)
14.Realizada de forma descentralizada

15.MATERIAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
• Cada área temática do GESTAR II é composta
pelas seguintes publicações:
• 1 Guia Geral
• 1 Caderno do Formador
• 6 Cadernos de Teoria e Prática - TP
• 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno –
AAA – versão do professor
• 6 Cadernos de Apoio à Aprendizagem do Aluno –
AAA – versão do aluno (para uso do professor) , e por último
16. O Calendário de Previsão da ocorrência das Oficinas .

Após a apresentação dos itens acima, os professores Formadores também tomaram parte da discussão dando boas vindas aos Cursistas e respondendo alguns questionamentos por partes dos mesmos. Resolvidas as questões apresentadas, deu-se por encerrado o Encontro inicial, marcando a Primeira Oficina a se realizar no dia 23 de Junho do corrente ano , dia este em que se fará uma retomada do TP 03 . O mesmo já foi estudado, mas, tendo em vista a recomendação dos formadores UNB, segundo nova programação, será este o tema a ser abordado.
Neste encontro fizeram-se presentes 20 (vinte) inscritos que assinaram a Lista de Freqüência. Segue em anexo também registros deste em fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário