quarta-feira, 18 de novembro de 2009

OFICINAS

Dia 29 de setembro de 2009: A jornada de Formação Continuada através do Gestar II teve sua continuidade em Buritis, precisamente às 7:30 h com 40 cursistas.
Após o momento de boas vindas e as devidas considerações iniciais, a Professora Formadora Edicléia Chaves Mazer Peres fez a abertura oficial da Oficina explanando, a título de reforço, sobre os deveres dos cursistas quanto às atividades de casa a serem desenvolvidas em sala de aula com entrega de relatórios e amostras de atividades desenvolvidas, bem como a montagem do Projeto como quesitos indispensáveis para o recebimento do certificado. Em seguida, foi oportunizado aos Cursistas o momento para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula com seus alunos. Dentre os presentes, vários professores expuseram suas oficinas de sala . Foram apresentados trabalhos como: Texto argumentativo, Depois do momento de socialização, houve a reafirmação de que realmente vale a pena trabalhar as aulas dos AAAs , uma vez que elas contemplam o desenvolvimento de práticas que se relacionam com as Teorias dos TPs, facilitando assim a assimilação das competências devidas.
Passou-se então ao Momento de Estudos das Unidades 13 e 14 do TP 04, onde trata de Leitura, escrita e cultura, e alfabetização e Letramento, na Unidader 13 e os Processos de Leitura, na Unidade 14.
Somado às teorias do TP, foram discorridas teorias de Magda Becker Soares, Doutora em Educação e professora titular da UFMG. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Coletânea de Textos para a Unidade I: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG e “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998. Foi apresentada a Proposta: OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS da professora Aya Ribeiro como auxílio ao trabalho com Leitura e Produção Textual em sala de aula.
Os cursistas analisaram charges que retratavam o conhecimento de mundo “cultura” inerente em cada indivíduo e observaram os slides do Livro “Galileu Leu” para reflexão da prática da Leitura em sala.
Após explanação das teorias e conceitos, os cursistas desenvolveram a atividade: Elaboração de um plano de aula utilizando-se da leitura, a fim de alcançar tanto a alfabetização, leitura como o letramento.
Após a prática, deu-se por encerrado o encontro, ficando o próximo marcado para o dia 27 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário